Itabuna democratiza gestão escolar com eleição direta para diretor

Dinalva e o encontro com quem pretende se candidatar
Ascom/Wilson Oliveira

A democratização da gestão escolar da Rede Pública Municipal de Ensino de Itabuna é uma das metas das politicas de governo para o setor educacional que vem sendo desenvolvida pela Secretaria da Educação (SEC). Na quarta-feira, 7, um importante passo foi dado para assegurar a qualificação dos docentes que pretendem se candidatar a eleição a gestores com a apresentação da proposta do Curso de Formação para Gestores Escolares.

O evento reuniu mais de 200 educadores no auditório da Unime quando puderam conhecer a proposta curricular do curso, que terá duração de 60 horas aulas desenvolvidas durante sete encontros presenciais. A iniciativa da Prefeitura visa também garantir o cumprimento da Lei do Magistério Público e do Plano Municipal de Educação, que preveem eleição direta para a escolha dos diretores e vice-diretores das escolas da rede pública de ensino.

Ao saudar os professores presentes, a secretária Dinalva Melo do Nascimento ressaltou que, além de capacitar os educadores visando à implantação do processo para escolha democrática dos gestores, a Secretaria da Educação também vêm investindo no fortalecimento e acompanhamento dos conselhos escolares, cuja eleição aconteceu no dia 24 de abril.  

Dinalva disse ainda do compromisso da administração municipal em dar ampla visibilidade ao processo e cumprir prazos estabelecidos para que a eleição direta aconteça nas escolas, bem como da seriedade da empresa de consultoria Humanidades Educação, que irá ministrar o curso. Respondendo a questionamentos dos educadores, a secretária disse que em breve a SEC anunciará as regras e o prazo de inscrição, número de vagas e  data de início do curso, que serão definidos em consenso com representantes do Sindicato do Magistério Público Municipal e o Conselho Municipal de Educação.